Esse assunto de como ser um líder admirado e colher crescimento de carreira rende muito conteúdo! Por isso, quando escrevi esse artigo hoje, eu decidi focar em 2 coisas específicas: afinal o que está rolando no mundo e quais as 3 habilidades que você precisa priorizar para ser bem sucedido como líder e crescer na carreira. Bora ler o artigo, então?!

O que está acontecendo entre líderes e liderados hoje em dia?

O mundo precisa desesperadamente de líderes inspiradores. Só que ser um líder inspirador não é uma tarefa elementar hoje em dia. É uma tarefa que exige algumas habilidades e até alguns adicionais do que você exigia do seu líder há alguns anos.

Minha percepção de mercado, é que, de forma geral, existe muito líder do bem que quer fazer certo, quer deixar um legado, ser comprometido, é humano, tem competência, tem vontade… Apesar de toda essa vontade de fazer o certo, muitos líderes não conseguem concretizar uma gestão em equipe realmente engajadora, que gere resultado, inovação e se destaque onde estão.

Investigando sobre ser um líder admirado…

Há alguns meses, eu fiz uma pesquisa no LinkedIn perguntando: “Você conhece ou já trabalhou com algum Líder Inspirador?“. E a resposta de 74% das pessoas foi: eu não conheço nenhum ou eles foram muito raros na minha trajetória. Eu fiquei um tanto quanto chocada quando vi esse resultado. Realmente não achei que fosse ser tão ruim, sabia? Fui mesmo surpreendida.

Fiquei pensando: “eu vejo tantos líderes tão esforçados, que trabalham duro, que dão o sangue para fazer o seu melhor, mas por que eles não estão chegando ao estágio de serem admirados? Por que tanta gente do bem não consegue chegar a esse estágio de ser um líder admirado? – lembrando que ser admirado não significa ser perfeito.

Existem muitas pessoas que eu admiro na minha trajetória profissional que nem de longe são perfeitas, mas, ainda assim, foram capazes de me inspirar e hoje eu os admiro apesar de seus defeitos. 

Só que quando surgem esses questionamentos, é muito comum a gente reagir perguntando: quem é o culpado nessa história? Só pode ser o líder! Bando de líderes que não se esforçam, que não cuidam do colaborador e tudo mais. 

Entretanto, não é bem assim! Fiz uma nova pesquisa, desta vez apenas com os líderes, bem mais ampla e de vários lugares do Brasil. Eu perguntei: quais são suas maiores dificuldades? Como é que você está se sentindo como líder? A principal reclamação dos líderes foi: 

  • me sinto sobrecarregado. 
  • Tenho muita dificuldade para fazer equilíbrio de tempo e 
  • dificuldade com a minha saúde emocional.

Gente, o que está acontecendo?

Por um lado, eu tenho colaboradores dizendo que a maior parte dos líderes que passaram em suas vidas não os inspiram. Por outro lado, eu tenho líderes dizendo que estão trabalhando o máximo que podem, se sentem sobrecarregados, estão cansados, e ainda tem gente que está dizendo que não estão fazendo o suficiente?

Vamos refletir sobre o que está acontecendo…

Para que você acompanhe o raciocínio, vamos fazer uma analogia com esse brinquedo infantil de encaixar as peças. Seu propósito é encaixar as peças nos lugares corretos: quadrado no quadrado, estrela na estrela e assim por diante. 

Como vemos, essa dicotomia entre líderes e liderado é: líderes que foram educados num estilo de liderança que não cabe mais nos dias de hoje. Eles estão ali tentando fazer o melhor que podem, mas as demandas mudaram. É como se as demandas fossem os espaços redondos desse brinquedo infantil e o estilo de liderança do líder fosse a peça quadrada: ele fica ali, tentando encaixar a peça quadrada no formato redondo. E pior: ainda se irrita porque não está encaixando. Visualizou?

Como encaixar a liderança nos moldes do mundo de hoje

Quando olhamos para a sociedade de hoje, é nítida a diferença daquela sociedade na qual fomos educados. Por isso, separei aqui um pouco do conceito que está por trás disso para entendermos o que a liderança de hoje necessita.

Atualmente temos vários fatores na sociedade de hoje que nos permitem:

  • Personalização, como as várias plataformas de Streaming tanto visuais quanto auditivas – Netflix, HBO Max, Spotify, Youtube, etc;
  • Plataformas que interagimos e nos trazem todas as informações de maneira muito clara – Americanas.com, Mercado Livre, Magazine Luiza, etc;
  • Redes sociais que criaram o lugar de fala, pois são espaços que permitem expor opiniões a centenas ou milhares de pessoas. Algo que antes só era possível se fosse uma figura pública;
  • Serviços que geram autonomia porque retiraram intermediários – é o caso de qualquer compra online;
  • Curadoria de conhecimento, pois é tanto conhecimento que temos espalhados pela rede que fica muito difícil saber em qual deles podemos confiar. Essa curadoria nos dá pontos de referência.
  • Senso de pertencimento, pois todos queremos fazer parte de alguma coisa, de algum nicho, de alguma tribo.

E você pode se perguntar: “O que isso tem a ver com a forma como eu lidero meu time?” A resposta é: TUDOOOOO!

Você consegue entender que não dá para continuar nos mesmos moldes do passado porque as pessoas mudaram, a sociedade mudou?

Nesse contexto, quero te apresentar algumas habilidades que você precisa ter pra se dar bem nesse mundo complexo:

APRENDER A APRENDER

Se estamos dizendo que tudo está mudando e que precisamos nos reinventar, o que mais precisamos é essa capacidade de descartar o que não serve mais (sobre métodos, crenças e comportamentos) e aprender novos. Só que isso não pode ser um movimento aleatório, mas intencional. Você precisa intencionalmente e constantemente buscar formas de aprender coisas novas e se tornar alguém novo. Se você não tiver uma mentalidade de aprendizado contínuo e se melhorar constantemente, você, rapidamente, vai se tornar obsoleto.

Então, na prática, siga os passos abaixo e construa seu plano de aprendizado para te ajudar na sua jornada de autodesenvolvimento:

Por isso, se você quer ser um bom líder, você precisa identificar quais são as novas competências que você precisa ter, quem são as pessoas e fontes que podem te ajudar e onde você pode buscar ou aprender essas novas competências. Tendo isso em mente, trace um plano de ação e vá atrás. Aí sim, você vai construindo habilidades que fazem você ser um profissional diferenciado, um líder inspirador e ainda colher crescimento de carreira.

“Os analfabetos do futuro não serão os que não sabem ler ou escrever, mas os que não sabem aprender, desaprender e reaprender.” Alvin Toffler

Quer receber um material detalhado de como fazer um plano de aprendizado?
CLIQUE AQUI e me dá um OI que eu te mando!

TENHA UMA GESTÃO PARTICIPATIVA, TRANSPARENTE E INCLUSIVA

Pesquisas já mostraram que é esse o ambiente que faz com que as pessoas produzam mais resultados: 

  • um lugar que respeita as diferenças
  • abre a discussão para o contraditório
  • dá lugar de fala a todos. 

E para isso, precisamos abandonar aquele papel do líder que decide tudo, que controla tudo. É preciso estimular a co-criação e a criatividade para solução dos problemas do dia a dia ou para as grandes evoluções que sua área e negócio precisam.

Nada de assuntos velados! Seja claro e transparente na comunicação (sem perder a empatia). A cultura do feedback, com sinceridade e generosidade, é o que sustenta um ambiente assim.

No final das contas, o que o líder precisa é entender de pessoas, como já dizia Simon Sinek:

“100% dos clientes são pessoas. 100% dos funcionários são pessoas. Se você não entende de pessoas, você não entende de negócios.”

Quer saber mais sobre como ter um time realmente motivado?
Leia o artigo “6 PILARES DE UM TIME MOTIVADO”

FAÇA ALIANÇAS

A história do “ado ado ado, cada um no seu quadrado” só vale para meme. No mundo corporativo real, só cresce quem constrói parcerias ganha-ganha, quem cultiva o networking.

As organizações são sistemas complexos. Cada movimento que você faz, afeta a outros e vice-versa. Então, você precisa sempre pensar no todo para qualquer movimento que for fazer. Por isso, mantenha-se conectado com:

  • seus clientes;
  • seus parceiros internos e também;
  • com o mundo externo. 

Faça networking, troque experiências, compartilhe seus sonhos e pergunte “onde posso melhorar”. Se você tiver parceiros de jornada, tudo fica mais fácil, mas isso só vai acontecer se você se conectar com eles.

E você pode pensar: “Ah, mas isso é politicagem!”. Não! Isso é inteligência! Se você é interdependente de outras pessoas (outras áreas, outros gestores), ao invés de ficar brigando – naquelas eternas brigas entre departamentos – melhor é criar alianças.

Claro que para isso você vai precisar de empatia e inteligência emocional, pois precisará se abrir para o ponto de vista do outro e buscar conversas construtivas, mas o resultado disso vai ser um progresso de carreira mais rápido e resultados com mais leveza.

“O líder inspirador é aquele que cria PONTES, e não MUROS!” – Karin Bolsi

O mundo está mudando, e isso você não pode controlar. Mas você pode, sim, se desenvolver e sempre aprender algo novo, construir um time vencedor pela influência e exemplo e se aliar com quem pode te levar mais longe. 

Tudo isso está na sua zona de controle e influência. 

Foca na gema e na clara… e bora fazer acontecer!

Compartilhe nas suas redes sociais

WhatsApp
Facebook
Twitter
Email
LinkedIn
Telegram

Copyright © 2021 | Líderes Incríveis na Era Digital
Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido pela Produtive Web